Aviso aos navegantes!


Embora de conteúdo jurídico, este blog tem a pretensão de abrir o debate sobre questões relacionadas à família, aos relacionamentos, em qualquer de suas configurações, e, para isso, quero contar com a participação de todos, independentemente de arte, ofício ou profissão; ideologias ou credos; afinal, é do diálogo plural e democrático que nascem as idéias e valores que, de alguma maneira, hão de dar os contornos à sociedade que desejamos.

Bem-vindos!


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Justiça Capixaba autoriza união homoafetiva

O Espírito Santo tem enfrentado a questão das uniões homoafetivas com destemor e já são dezenas as decisões favoráveis aos pares que pleiteam o seu reconhecimento. O períódico de hoje de A Tribuna destaca esse fato, assim como, noticia que a comunidade pretende processar o Pr. Silas Malafaia pela agressão cometida em face dos homossexuais, por ele comparados a cachorros e cadáveres.




Fonte: A Tribuna (quinta-feira, 20/05/2010, n.23.441, p. 4)

7 comentários:

  1. Em entrevista ao Terra, o pastor Silas Malafaia disse que os homossexuais que são preconceituosos e os comparou a nazistas porque, segundo ele, acusam de homofóbicos todos que discordam de suas opiniões. E continua com o mantra de sempre: homossexualismo é mero comportamento. Pode mudar a qualquer hora (quem sabe até com um 'exorcismo' básico em suas igrejas, afinal o pastor não concorda com o relacionamento de pessoas do mesmo sexo).

    ResponderExcluir
  2. Querida Karla (minha jornalista favorita!)

    A boa retórica do Pr. Malafaia é conhecida, não é por acaso que arrebata multidões por onde passa e prega o "evangelho segundo Silas (ele próprio)".

    Comparar uma das maiores vítimas do Nazismo, os homessexuais,a nazistas, é, no mínimo, uma incoerência histórica, além de ser a mais descarada zombaria em relação à inteligência alheia.

    Enquanto Malafaia vocifera com vigorosa intolerância contra os homossexuais, Aquele a quem ele devia servir - Jesus - prometia:

    "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)

    Como disse, é o "evangelho segundo Silas", a menos que Jesus tivesse completado sua promessa dizendo: "exceto os homossexuais, prostitutas etc."

    Admitindo, para argumentar, que a homossexualidade fosse um comportamento passível de modificação, tanto quanto é passível de modificação a união heterossexual, o que justificaria negar aos homossexuais "comportamentais" proteção jurídica, a exemplo do que ocorre com as relações heterossexuais, amplamente protegidas, inclusive, constitucionalmente?

    A idéia é que a Constituição seja cumprida e que a todos os seres humanos sejam asseguradas suas garantias, independentemente de se econtrarem em situações suscetíveis de mudança.

    Enfim, o Pr. Malafaia e seu evangelho particular, presta um desserviço à nação e afasta do Cristo muita gente que acaba por identificá-lo com a figura do pregador intolerante que, se conhecesse essencialmente a Teologia Cristã, a partir do exercício da compaixão e misericórdia, dobraria os joelhos diante da nação para pedir, humilde e mansamente, que lhe perdoasse o que se pode classificar como pecado mortal.

    Volto ao exemplo de Maria Madalena, a prostituta, pronta e mansamente acolhida por Jesus, e deixo a indagação: - Alguém duvida que, tivesse tido a oportunidade, Malafaia teria jogado um "tijolo" na cabeça da pecadora?

    RMG

    ResponderExcluir
  3. Roberto, onde faz uma carteirinha de fã seu?

    Grande abraço e obrigado pelos textos excelentes!

    ResponderExcluir
  4. A homofobia,se retrata,em questões culturais,e d auto-afirmação d pseudos heteros.A igreja católica,principalmente,'evangélicas',dentre outras o Homossexualismo,é predominante.entre...o clero,pastores,etc.Pois a maioria exerce a homossexualidade,usando a cortina da igreja,como máscara do próprio ser.É sabido, q a prática disso,é muita.Então,tamanha incoerência.creio q se opõem tanto,justamente,p/camuflar o q acontece entre os próprios membros.Falso-moralismo,hipocrísia pura.Parabéns aos magistrados sensatos,nas suas posturas isentas d preconceitos.E pelo visto,essa hipocrísia e falso moralismo,vai acabar de vez!Pois,processos dessa natureza,são muitos e já estão sendo julgados e contemplados satisfatoriamente,nas varas de família,por magistrados sábios,modernos e sem 'rabo preso',isentos d conceitos pessoais.Alem da ADI 4.277 q se refere a União estável homoafetiva como entidade familiar.Já está conclusa p/julgamento desde março de 2010.E será aprovada.Deveres são iguais para todos,os direitos,também tem q ser, idem!Lógico;sem qualquer distinção preconceituosa(PRECONCEITO É OPINIÃO SEM CONHECIMENTO ).Afinal,o pluralismo das entidades familiares são reais e existentes enormemente em todos os lugares.Por entidade familiar se deve entender toda e qualquer espécie de união capaz de servir de acolhedouro das emoções e das afeições dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  5. Falando em amor, homossexual ou não, eis uma bela cena do filme "Quatro casamentos e um Funeral", em que é recitado o poema "Funeral Blues" de W.H. Auden.

    Mostrando que o amor não faz distinções de gênero. Tampouco a sua perda. Quando se trata de amor, somos todos iguais, e isso é tudo o que importa.

    http://www.youtube.com/watch?v=TMX2svFVcXM

    Funeral Blues

    Stop all the clocks, cut off the telephone,
    Prevent the dog from barking with a juicy bone,
    Silence the pianos and with muffled drum
    Bring out the coffin, let the mourners come.

    Let aeroplanes circle moaning overhead
    Scribbling on the sky the message He is Dead.
    Put crepe bows round the white necks of the public doves,
    Let the traffic policemen wear black cotton gloves.

    He was my North, my South, my East and West,
    My working week and my Sunday rest,
    My noon, my midnight, my talk, my song;
    I thought that love would last forever: I was wrong.

    The stars are not wanted now; put out every one,
    Pack up the moon and dismantle the sun,
    Pour away the ocean and sweep up the woods;
    For nothing now can ever come to any good.

    W.H. Auden

    (Funeral Blues
    Pare os relógios, cale o telefone
    Evite o latido do cão com um osso
    Emudeça o piano e que o tambor surdo anuncie
    a vinda do caixão, seguido pelo cortejo.
    Que os aviões voem em círculos, gemendo
    e que escrevam no céu o anúncio: ele morreu.
    Ponham laços pretos nos pescoços brancos das pombas de rua
    e que guardas de trânsito usem finas luvas de breu.
    Ele era meu Norte, meu Sul, meu Leste e Oeste
    Meus dias úteis, meus finais-de-semana,
    meu meio-dia, meia-noite, minha fala e meu canto.
    Eu pensava que o amor era eterno; estava errado
    As estrelas não são mais necessárias; apague-as uma por uma
    Guarde a lua, desmonte o sol
    Despeje o mar e livre-se da floresta
    pois nada mais poderá ser bom como antes era.)

    ResponderExcluir
  6. Enquanto o Roberto Marinho acusa o Silas de pregar um evangélho segundo ele mesmo. Ele sita irresponsávelmente os textos bíblicos sem nenhum conhecimento teológico (Verdadeiramente o povo perece porque lhes falta o entendimento), o texto vinde amim os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei, não é para os homosexuais que continuam homosexuais, é para os homosexuais que vão até Jesus e o aceitam como unico e suficiente salvador e deixão as práticas condenadas pela bíblia e passam a buscar a santidade a cada dia. E Maria Madalena se arrependeu, depois do encontro com Jesus ela não foi mais uma prostituta. Nunca vi o silas condenando as pessoas homessexuais, ele deixa claro que a sua luta não é contra as pessoas, más sim contra a prática. Assim como lutamos contra a prática do roubo ou do uso de drogas ou do assassinato. Todo evangélico conhecedor da palavra de Deus luta contra as práticas que Deus abomina inclusive o homosexualismo que é abominação aos olhos de Deus. Engraçado que podemos ser contra a maconha más não contra o cigarro, podemos prender o ladrão e o assassino, más não os políticos corruptos, podemos punir vários delitos e fazer vista grossa a outros da mesma classe. Os homosexuais merecem receber a Jesus como qualquer outra pessoa, eles só não merecem continuar sendo insentivados pela mídia de que a pratica homosexual é uma prática comum e correta. Não são homo fóbico, más prego a plenos mulmões para quem quiser ouvir com lei ou sem lei ninguem me tira o direito de abominar a prática homosexual que vai contra a palavra de Deus e os preceitos da família. São hibridos, mundanos e pecaminosos os atos homosexuais que visão tão somente a satisfação carnal.
    Pr. André Luiz

    ResponderExcluir
  7. Caro Pr. André Luiz,

    Permita-me uma correção, não acuso o Pr. Malafaia de nada que ele não tenha professado publicamente e com ampla divulgação nos meios de comunicação.

    Não concordo com a sua exegese do texto bíblico, mas, respeito o seu sacrossanto direito de externar sua opinião.

    Confesso que fiquei surpreso ao ser julgado por V. Sª, afinal o senhor sequer me conhece, nada sabe acerca de minha formação religiosa ou teológica, mas, conforta-me saber que, no fim, "... com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." (Mt 7:2).

    Obrigado pela visita,

    RMG

    ResponderExcluir