Aviso aos navegantes!


Embora de conteúdo jurídico, este blog tem a pretensão de abrir o debate sobre questões relacionadas à família, aos relacionamentos, em qualquer de suas configurações, e, para isso, quero contar com a participação de todos, independentemente de arte, ofício ou profissão; ideologias ou credos; afinal, é do diálogo plural e democrático que nascem as idéias e valores que, de alguma maneira, hão de dar os contornos à sociedade que desejamos.

Bem-vindos!


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mundo gay - Notícias


efe.com, Atualizado: 19/7/2010 12:03

Irlanda reconhece direitos de fato de casais gays

EFE


Irlanda reconhece direitos de fato de casais gays
Dublin, 19 jul (EFE).- A presidente da República da Irlanda, Mary McAleese, ratificou nesta segunda-feira a nova lei de Relações Civis, que, pela primeira vez neste país, concede reconhecimento legal de fato aos casais de mesmo sexo.

Dado que a Irlanda não permite ainda os casamentos entre homossexuais, a nova legislação reconhece os direitos dos casais de gays e lésbicas.

Por exemplo, os que moram juntos terão amparo legal em questões de propriedade imobiliária, bem-estar social, direitos de sucessão, manutenção, previdência e impostos.

Após a assinatura da lei nesta segunda-feira pela chefe de Estado, o ministro de Justiça e Interior irlandês, Dermot Ahern, assegurou que a nova medida é um dos textos mais importantes "sobre direitos civis desde a independência" do país (1921).

O documento entrará em vigor em janeiro.


http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=24919784
______________________________

27/06/2010 - 18h52 / Atualizada 27/06/2010 - 18h55

Premier islandesa se casa no primeiro dia da lei de matrimônio gay





REYKJAVIK, 27 Jun 2010 (AFP) -A primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, uniu-se em matrimônio com sua companheira este domingo, no primeiro dia de vigência da lei que legaliza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país nórdico.Segundo a TV islandesa RUV, a chefe de Estado casou-se oficialmente com sua companheira, Jonina Leosdottir, após apresentar processo para transformar sua união civil em casamento.O principal meio islandês informou que não houve cerimônia particular.O Parlamento islandês adotou por unanimidade, em 12 de junho, a legalização do casamento homossexual, uma lei que começou a vigorar este domingo.Até agora, os casais de mesmo sexo podiam se unir legalmente e beneficiar-se dos mesmos direitos que os casais heterossexuais, mas a união não era realmente um casamento.Sigurdardottir, primeira-ministra desde fevereiro de 2009, é o primeiro chefe de governo islandês a declarar sua homossexualidade abertamente.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/06/27/premier-islandesa-se-casa-no-primeiro-dia-da-lei-de-matrimonio-gay.jhtm

2 comentários:

  1. Agora na novela das 7 tem um casal gay. Quero ver se será mantido, pelo que tenho visto já tem gente reclamando. A sociedade brasileira ainda está atrasada, eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.

    Não seja tão pessimista. Temos avançado muito no que diz respeito aos direitos da comunidade gay, mais do que esperava.

    Veja, a nossa vizinha Argentina, regulou as relações homoafetivas. Esteja certo, apesar das resistências de alguns grupos, especialmente os religiosos, em breve, teremos a disciplina legal das relações homoafetivas.

    Quanto a novela, não sei, mas, mesmo sem tê-la assistido, acredito que não modificarão a proposta, afinal, é o retrato da sociedade brasileira.

    RMG

    ResponderExcluir